PRESÉPIO DA ABERTURA DO MUSEU

O Museu do Folclore de São José dos Campos, localizado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, funciona nas instalações do que antes era conhecida como “Casa da Gerência”, parte do Conjunto da antiga Tecelagem Parahyba.

Sua abertura ocorreu em 05 de dezembro de 1997, com uma programação temática voltada ao Ciclo Natalino. Contou com a participação da Folia de Reis de São Luís do Paraitinga e abertura da exposição “Minha cultura mostra quem sou”

Neste contexto não poderia faltar o elemento principal observado nos ciclos natalinos da região: o presépio.

Sua montagem foi realizada dentro de uma lógica específica de expografia, sendo pensada e executada pela equipe museológica. As peças que o compuseram foram produzidas por uma grande personalidade da cultura popular da região e mestra em seu saber: Maria Benedita dos Santos, conhecida carinhosamente como Dona Lili Figureira.